quinta-feira, 15 de maio de 2008

O preço de uma verdade


Título original: Shattered Glass (EUA)
Gênero: Drama
Tempo de duração: 93 minutos
Ano de lançamento: 2003

O filme conta a história real de um jornalista, Stephen Glass, em seus vinte e pucos anos de idade que ficou famoso pelos ótimos textos que escrevia para as revistas George, Harper's e Rolling Stones.E também por ter chegado ao cargo de editor associado da conceituada revista de política "The New Republic", a única a circular dentro do Air Force One ( o avião oficial do presidente dos EUA).
Infelizmente, parte de suas histórias eram inventadas e após publicar uma matéria intitulada "O Paraíso dos Hackers", sobre a vida de um garoto prodígio de treze anos de idade capaz de invadir o sistema de informações de uma grande empresa de softwares, Glass fora desmascarado por um respórter da "Forbes Digital", uma revista eletrônica.
Após o ocorrido, a carreira de Stephen Glass entrou em decadência.Uma investigação minuciosa das anotações de Glass revelaram que dos 41 textos publicados por ele, 27 foram total ou parcialmente inventados.
Em entrevista à Associated Press, Glass revelou: "Eu me detestava.Não me achava bom como jornalista , como filho, como irmão, como amigo, como namorado.Acho que enganei as pessoas para elas pensarem boas coisas de mim".
A situação complexa em que ele se colocou é mostrada no filme quando, mesmo depois dos primeiros indícios de fraude, ele tenta sustentar a existência de todas as pessoas e situações narradas em suas mentiras."Para cada mentira que eu contava, era necessário outra para sustentá-la.Assim, era um sobre a outra", dizia ele.
O enredo é simples e envolvente.A narrativa é ágil e por isso evita o desânimo de quem assiste.
Talvez esses dois detalhes sejam a razão do sucesso do filme.
Além disso, deixa ótimas reflexões sobre os valores éticos no jornalismo.Ótimo para aqueles que querem seguir a profissão, pois o filme é também uma análise da mesma e mostra o que acontece quando nossa confiança na profissão é colocada em dúvida.

Fonte: Jornalismo em cartaz - www.jornalismo.ufsc.br/jornalismo-em-cartaz

Um comentário:

RAFAEL LOPES disse...

VIDA LOCA NANDINHAAAA!!