quinta-feira, 15 de maio de 2008

1968


1968 foi um ano marcante para todos. Suas ações políticas e comportamentais repercutiram no mundo todo, vindo a se tornar objeto de estudo para gerações futuras.
Durante uma entrevista ao sociólogo americano, Todd Glitlin, o repórter,da Rede Globo de televisão, tentou junto com ele estabelecer relações entre o ano de 1968 e 2008 e também o motivo de 1968 ter sido um ano tão importante e comentado.
Glitlin explicou que durante 1968, ocorria a polarização dos Estados Unidos, as lutas entre os partidos de Esquerda e os de Direita e ocorreu também o assassinato de Martin Luther King, pastor e ativista político negro.Todos esses fatores geraram uma erupção de confrontos.
Segundo Todd Glitlin, havia na época uma tendência de achar que todos os acontecimentos estavam conectados, talvez por esse motivo seja quase impossível explicar porque 1968 foi um ano decisivo na história mundial.
Nos Estados Unidos Nixon e os conservadores foram os vencedores complexos e contraditórios de 1968. Ainda assim, as posições liberais prevaleceram.
Em virtude de todos esses acontecimentos políticos, concluímos que 1968 foi um ano cheio de mistérios e rebeldia. Uma rebeldia que gerou a liberdade que temos atualmente, mesmo que por meios considerados radicais demais até para os dias de hoje.

Nenhum comentário: