sábado, 14 de junho de 2008

Você já ouviu falar em Anomia e na influência dela sobre a Educação atual?


O termo anomia foi usado por Durkheim para revelar que havia um fator, ainda desconhecido, que perturbava o equilíbrio da sociedade.

A partir do Capitalismo e da tomada da Razão, como forma de explicar o mundo, há um rompimento com os valores tradicionais que regiam o meio social.Essa mudança de valores resultou em novas visões, para os jovens e os pais, em relação as escolas.

No passado, os educadores eram vistos como mestres, cheios de autoridade.O respeito a esses era imposto de forma rígida, excluindo qualquer possibilidade de um relacionamento informal entre alunos e professores.

A partir da década de 60, surgiram novos métodos pedagógicos que modificaram completamente o meio escolar.A relação aluno-mestre era um meio termo entre o respeito à autoridade do professor e a liberdade concedida aos alunos.

Com o desenvolvimento do Capitalismo, surge a visão de que a escola é, predominantemente, uma empresa.Os professores são seus servidores e os alunos os clientes.E no mundo comercial segue o lema: "O cliente sempre tem razão".

Esse pensamento gera uma violência e desrespeito dos alunos para com os professores, tornando a escola um lugar inseguro para aqueles que se dedicam a ensinar.

Nenhum comentário: